Na tarde do último sábado, dia 17 de fevereiro de 2024, durante o ensaio de abertura da temporada 2024, o aluno da UTFPR, José Gabriel Pacheco, fez um relato de experiência e apresentação do produto BIPAC, a qual ele foi bolsista durante o ano de 2023. Como produto da Bolsa, resultou no site oficial do Anima e catalogação histórica do grupo.
Com mais de 30 anos de existência, o Gruppo Folklorístico Italiano Anima, começa mais uma vez a se reinventar. Com centenas de arquivos como fotos, documentos, convites, registros de participações em eventos, o acervo da entidade é muito grande, mas que está acessível a poucas pessoas, por estar na posse de integrantes ou ex-integrantes do grupo.
Pensando nisso e com o propósito de todos que tenham interesse em conhecer a nossa trajetória, conheçam também através de imagens, firmamos uma parceria com a Universidade Federal Tecnológica do Paraná – UTFPR câmpus Guarapuava para, por meio de um projeto, um aluno do curso de Engenharia Mecânica da Universidade participante do Programa de Bolsa de Incentivo à Produção Artística e Cultural (BIPAC), realizou a digitalização e organização dos materiais coletados para converter em um arquivo digital permanente.
O aluno José Gabriel Pacheco de Araújo, orientado pela servidora Fernanda Ribeiro Polzin, juntou centenas de arquivos históricos que foram cedidos pelos integrantes e ex-integrantes do Grupo Anima e que agora poderão ser vistos por pessoas do mundo todo através de nosso site. O “Anima” será eternamente grato às pessoas e entidades que acreditaram no nosso trabalho e tornaram esse sonho possível.
Na ocasião, Gabriel recebeu uma singela homenagem do Anima, uma placa em sinal de agradecimento a toda dedicação e empenho do aluno na execução do projeto. Em tempo, o Anima agradece também a UTFPR pela aprovação do projeto e por incentivarem a nossa cultura. Com certeza sentimos mais fortes e seguros para continuar a nossa caminhada com o apoio da UTFPR-GP.
Foram mais de 14GB de arquivos digitalizados e mais de 1.600 fotos, digitalizadas uma a uma pelo bolsista.
Vida longa ao Anima!